em breve NOVA TURMA DO CURSO online Jornalismo esportivo
com Mauro Naves

em breve NOVA TURMA DO CURSO online Jornalismo ESPORTIVO

com Mauro Naves 

cadastre-se abaixo para receber mais informações do curso:


Mauro Naves com seis Copas do Mundo, três Olimpíadas, inúmeras finais de campeonatos nacionais e internacionais no currículo, Mauro Naves é um dos mais renomados jornalistas esportivos do país. Nos seus mais de 30 anos de carreira, Naves acompanhou 1.600 jogos e cerca de 2.400 horas de futebol – o equivalente a 100 dias consecutivos com o microfone na mão e o foco na notícia. O repórter televisivo que mais tempo passou nos estádios começou sua trajetória na editoria de Esportes cobrindo um campeonato de tênis em Brasília.

Desde então, foram diversas entrevistas e incontáveis reportagens sobre o esporte brasileiro e internacional. Toda essa experiência rendeu a Mauro Naves o apelido de “Presidente”, como é conhecido pelo público e pelos colegas.

CONTEÚDO DAS AULAS

Aula Inaugural – As Bases do Jornalismo Esportivo

Com mais de 30 anos de cobertura esportiva, Mauro Naves é um nome consagrado no jornalismo. Na aula inaugural, ele apresenta sua trajetória profissional desde a passagem pelo mercado financeiro, a tomada de decisão pela carreira jornalística até as reportagens nos grandes eventos esportivos. Entre Copas do Mundo, Olimpíadas, campeonatos nacionais e estaduais, e o emocionante Jogo da Paz, no Haiti, o jornalista traz momentos marcantes dos mais de 1.600 jogos que cobriu ao longo da carreira. Mauro introduz ainda as bases do jornalismo esportivo, que é, antes de mais nada jornalismo.

Aula 2 – Esporte: histórico, regras, emoção e relação com a torcida

Nessa aula, o foco está na história e evolução do jornalismo esportivo, a partir da formação dessa editoria tão procurada pelos jovens profissionais. No Brasil, o futebol ganhou rápido espaço nas publicações e impactou definitivamente a trajetória dos jornalistas que pretendem atuar com esporte. A partir do perfil da cobertura esportiva, Mauro Naves conduz uma ampla reflexão acerca das escolhas profissionais, a importância da construção do repertório e a contínua busca pela ampliação dos conhecimentos gerais essenciais para todo repórter.

Aula 3 – Cobertura Futebolística

Quais as vantagens e desvantagens de concentrar o trabalho do repórter em um setor específico? Na aula 3, o debate é sobre o trabalho do jornalista setorista, ou seja, aquele responsável por cobrir um time específico, por exemplo. Para isso, Mauro Naves conta com a participação do jornalista Fernando Galvão, que já trabalhou como repórter setorista em jornais impressos e editor de esportes na Rede Globo. Nesse bate-papo, com muitas histórias dos bastidores, você conhecerá a rotina e os desafios de um jornalista setorista, além de orientações sobre a construção do relacionamento com as fontes.

Aula 4 – Texto, linguagem e desafios

O texto no jornalismo esportivo carrega muita emoção. Nessa aula, Mauro Naves fala sobre os diferentes formatos e estilos usados nessa editoria, bem como a linguagem que ficou tão característica quando se fala de futebol. Além disso, destaca-se a importância da crônica esportiva nas publicações brasileiras. Como jornalismo esportivo é jornalismo, a estrutura de texto mais utilizada nas reportagens é explicada nessa aula. Além disso, Mauro aborda o conceito e a origem do cobiçado furo de reportagem. Há momentos em que ele se transforma em uma perigosa furada?

Aula 5 – Reportagem Esportiva

A reportagem é um formato jornalístico que traz uma notícia mais aprofundada, com mais referências e análises. Na aula 5, o aluno irá conhecer todas as etapas de elaboração de uma reportagem, desde o fluxo ideal até os imprevistos característicos da cobertura jornalística. Mauro detalha como são construídas reportagens especiais para grandes eventos, como Copas do Mundo. Qual o vocabulário dominante no jornalismo esportivo? Nessa aula, são apresentados os termos recorrentes nas redações de tv.

Aula 6 – Cobertura de Grandes Eventos Esportivos

Na aula 6, Mauro Naves traz sua experiência em seis Copas do Mundo e três edições dos Jogos Olímpicos para falar sobre a cobertura de grandes eventos esportivos. Além das particularidades de uma cobertura especial, Mauro conta com um convidado que traz a perspectiva do jogador sobre a relação com o jornalista: o pentacampeão Edmilson. Jogador e repórter conversam aula sobre como jornalistas e atletas podem manter um bom relacionamento e sobre a ética na edição das entrevistas. Com anos de experiência em equipes europeias, Edmilson relata sobre as diferenças entre o jornalismo esportivo no Brasil e no exterior.

Aula 7 – Transmissões Ao Vivo

Um desafio importante na carreira do jornalista esportivo é a participação em transmissões ao vivo. Na aula 7, Mauro Naves explica como se preparar para uma entrada ao vivo em um telejornal, além de alguns cenários desafiadores que o aluno pode encontrar durante um “vivo”, como falha no retorno de áudio ou no equipamento. Transmissões de partidas são ambientes de muita adrenalina e para falar sobre como abordar um jogador durante um jogo, Mauro terá a presença do ex-goleiro Gilmar Rinaldi, com quem simula desdobramentos de uma entrevista à beira do campo. Gilmar traz a perspectiva do jogador nesses momentos, bem como exemplos sobre jornalismo o esportivo no Japão, onde atuou.

Aula 8 – Jornalismo Esportivo X Entretenimento

Essa aula traz um debate muito frequente sobre jornalismo esportivo: é jornalismo ou entretenimento? Ou será que é os dois? Mauro Naves retoma o histórico da editoria de esportes para falar sobre as diferentes formas que jornalistas encontraram para interagir com o público e trazer humor para a cobertura. Um nome que ficou marcado pela informalidade na cobertura é o de Tiago Leifert, que tem apoiadores e críticos – ambos os lados são discutidos nessa aula. Para falar mais sobre a apresentação de programas esportivos e a inovação na linguagem adotadas pelos jornalistas, Mauro Naves recebe o repórter e apresentador Ivan Moré.

Aula 9 – Técnicas de entrevista/Talk Show

Um formato comum no jornalismo esportivo é o programa de entrevistas ou talk show. Nessa aula, Mauro Naves trata das técnicas de preparação, roteirização e realização de uma entrevista. Para exemplificar as diferentes abordagens possíveis para conduzir o entrevistado e extrair falas contundentes, Mauro Naves recebe o ex-jogador e comentarista esportivo Zé Elias. Na conversa, o atleta traz a perspectiva de quem trocou de lado e, agora, trabalha junto com os jornalistas. Ao mesmo tempo, Mauro demonstra erros e acertos na hora de perguntar sobre assuntos polêmicos.

Aula 10 – Mesa-redonda: Novas linguagens do Jornalismo Esportivo

Na última aula do curso, Mauro Naves aborda um outro formato de programa jornalístico aclamado pelo público, que é a mesa-redonda, com a participação de vários convidados dispostos a debaterem sobre os temas e acontecimentos relevantes. Como fluir de um assunto para o outro e manter a conversa equilibrada entre todos os participantes? Nessa aula, a ex-jogadora e comentarista Milene Domingues e o jornalista Leo Bianchi falam sobre jornalismo esportivo contemporâneo e a produção de conteúdo para mídias sociais. O crescimento do futebol feminino e a presença de mulheres nas redações também é assunto desse bate-papo.

AINDA NÃO SE INSCREVEU?

não perca a chance de aprender